sexta-feira, 10 de maio de 2013



A importância da isca certa na pesca de praia

As iscas são o elemento chave para qualquer tipo de pescaria, seja ela em pesca de praias, mares, rios e lagos. Seja onde for, quando utilizadas de forma correta, as iscas se tornam infalíveis, além de produzirem uma pesca efetivamente produtiva. Vale salientar que a melhor isca, sempre é a local, onde os peixes vivem e rodeiam constantemente ou mesmo a utilização de iscas encontradas em terra, lama, pedras, maguezais e principalmente as iscas artificiais que cada vez mais ganham eficácia na captura de pequenas, médias e grandes espécies, tando em águas doce quanto salgada. Portanto, se você está começando agora na pesca esportiva de praia, saiba que a melhor isca é a local como: pequenos camarões, corrupto, mariscos, tatuí, minhoca e baratinha do mar entre outras. Siga algumas regras para obter uma pesca tranquila, saldável e produtiva. 


DICAS DE COMO ESCOLHER, CONSERVAR E UTILIZAR ISCAS DE PESCA DE PRAIA

1 - Leve sempre mais de uma isca para testar e entender qual é a melhor a ser usada no local. Tendo mais de uma opção de isca, você terá menos chance de voltar prá casa de mãos abanando e frustrado por não fisgar nada na pesca.

2 - Escolha iscas novas, sejam elas mortas ou vivas e quando mortas procure manté-las sempre conservadas no gelo, pois o gelo é muito importante, tanto na conservação das iscas, como na conservação dos peixes pescados, pois a água gelada que sobra do gelo será recomendavelmente utilizada para a conservação da sua pescaria, que com a alta temperatura pode não chegar em casa em bom estado dependendo do tempo de pesca.

3 - É importante entender que somente a isca não pesca peixes. portanto, procure aprender o modo correto de iscaá-las nos anzóis e principalmente enrolá-las com o elastricot(linha de silicone utilizada para amarrar as iscas evitando que elas se disperse durante o arremesso).
DICA IMPORTANTE: Para proteger os peixes fisgados na pescaria do sol e da alta temperatura e conservá-los paliativamente. Recomenda-se que se cave um buraco fundo na areia, coloque a bolsa ou isopor com os peixes dentro, deixando a tampa ou a boca da bolsa de fora para ir colocando os novos peixes dentro. Assim, evita-se o desperdício dos peixes pela ação da alta  temperatura do sol. Medida paliativa e emergencial para quem não é prevenido.


ONDE ENCONTRAR AS MELHORES ISCAS DE PRAIA E COMO CAPTURÁ-LAS

 CORRUPTO: Encontrado em pequenos orifícios, a beira mar, pode ser capturado com a ajuda de uma bomba de sucção, feita de cano PVC e agora confeccionada em outros materiais como o alumínio. Obs.:Dependendo do tipo de areia de algumas praias e altura das marés, o corrupto pode não ser encontrado. O corrupto é a melhor isca na pesca de praia

 TATUÍ: Encontrado facilmente entre as areias após o regresso das ondas. Para capturá-los basta apenas usar as mãos com o auxílio das pontas dos dedos. Ótima isca prá pesca de praia.

 MINHOCA DE PRAIA: Geralmente é encontrada entrelaçada em um tipo específico de pedra. Geralmente para capturá-las usa-se machadinha, facão, enchadeco, colher de pedreiro, mão...Ela é uma isca bastante firme e aconselhável na pesca de praia.

 MARISCO: Facilmente achado nas areias do litoral e em manguezáis. Sua captura geralmente é com as mãos usando os dedos para o recolhimento. É uma isca bastante usada e adequada para pesca de peixes de porte pequeno e médio de praia.

 BARATINHA DO MAR: Encontradas em pedras e costões, elas requerem um pouco mais de habilidade e rapidez para serem capturadas, por sere muito velozes, mas são com certeza uma isca apetitosa. Isca muito usada em pesca de praia e pedra (costão).

I M P O R T A N T E: A isca pode ser cara ou de difícil acesso, mas o que se deve levar em conta é o efeito benéfico que os resultados que ela nos proporciona, ao pescarmos e brigarmos com os peixes durante umapesca. Essa é a grande sensação que a pesca esportiva de praia causa aos seus praticantes: Distração, Diversão, Amizades, Esporte e Adrenalina. 

Fonte: Pesca de Praia

Nenhum comentário:

Postar um comentário