sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Peixe “mitológico” é aliado contra a pesca de arrasto na Europa

Ambientalistas usam o ameaçado “peixe-remo” como símbolo de uma campanha de preservação do fundo mar; espécie era considerada “vilã” por virar embarcações


Eis o "peixe-remo", o qual é considerado o maior peixe ósseo do mundo (Foto: Reprodução Facebook Bloom Association)
Eis o “peixe-remo”, o qual é considerado o maior peixe ósseo do mundo (Foto: Reprodução Facebook Bloom Association)
A luta contra a pesca de arrasto ganhou um aliado. E ele vem do fundo do mar! Ambientalistas europeus estão gravando um vídeo sobre a vida do lendário “peixe-remo” (Regalecus glesne), que pode alcançar até 11 metros de comprimento e pesar 250 kg.
Este gigante marinho é considerado o maior peixe ósseo do mundo e tem a fama “mitológica” de virar embarcações quando se sente incomodado. Mas, no século XXI, é ele quem, de fato, anda muito ameaçado.
Conservacionistas marinhos da Deep Sea Conservation Coalition, que reúne mais de 70 associações, mostraram durante uma coletiva de imprensa em Paris as imagens exclusivas do peixão nas profundezas do mar. O filme completo deve ficar pronto em 2014.
Os pesquisadores afirmam que a pesca de arrasto causa danos catastróficos a corais, esponjas e à microflora, vital para o ecossistema. Sendo assim, o peixe-remo é quem vive sendo constantemente atacado, já que seu habitat é destruído, e não os pescadores.
“Locais em que esse tipo de pesca foi praticado décadas atrás ainda estão em recuperação”, destaca a diretora do grupo sem fins lucrativos BloomAssociation , Claire Nouvian.
Uma votação chave para decidir sobre a pesca de arrasto na Europa ocorrerá no dia 3 de outubro em Bruxelas, na Bélgica.
Fonte: pesca & Companhia

Nenhum comentário:

Postar um comentário