quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Iscas grandes, peixes grandes

Aprenda a fazer uma montagem de líder para poder fisgar os bitelos dourados


INTERNALIDERDOURADOGRANDE.jpg


Certa ocasião pesquei alguns grandes dourados foram fisgados com isca branca (pequenas piaparas e piracanjubas), porém com um sistema diferente de encastoado. Usei dois anzóis para iscar o engodo, que ensinarei como fazer agora esse encastoado duplo.
Para fazer a montagem use dois pedaços de aproximadamente 50 cm de encastoado flexível encapado, dois anzóis 8/0 de haste longa (ou de tamanho compatível aos peixes a serem pescados), um isqueiro, um girador compatível, um alicate de bico e um alicate de corte para os acabamentos.
Eu utilizo um aparelho próprio para enrolar arame e fixar as pontas do encastoado, porém pode ser feito com as tradicionais luvas de acabamento.
1° Passo: Fixe de maneira firme o primeiro pedaço do cabo o girador. Depois, queime a parte plástica que encapa o aço, fazendo com que fique soldado e evite posteriormente que corra e se solte.
2° Passo: Depois de fixado o girador, prenda o anzol na outra ponta do encastoado, repetindo o processo de solda anterior. Desta forma teremos um encastoado tradicional simples.
3° Passo: Agora pegue outro pedaço de encastoado e o fixe no conjunto que já está pronto. Para isso, passe uma das pontas dentro do olho do primeiro anzol, fixando conforme processo anterior. Desta forma sobrará apenas uma das pontas livre.
4° Passo: Para finalizar, na ponta livre, prenda o segundo anzol, repetindo o processo de solda.
Vale lembrar que deve ser feito com muita atenção, pois se não ficar bem soldado você pode perder o peixe. Para iscar o peixe, um dos anzóis passará pela fuça do peixe, e o outro deve ser iscado pelas costas. Boa sorte!
Fonte: Revista Pesca & Companhia

Nenhum comentário:

Postar um comentário