sexta-feira, 5 de julho de 2013

Conheça a Estrutura Geral dos Peixes



Todo iniciante na pesca de praia esportiva, deve saber o básico sobre o organismo dos alevinos, pois assim, entenderá melhor os aspectos físicos, e compreendendo seus hábitos poderá tirar bom proveito dessas informações na pesca em si. Assim como os seres humanos os peixes em geral, também possuem membros e órgãos vitais e são todos eles que permitem sua existência e garantem a sua sobrevivência durante dias, meses, anos e décadas. Veja nestas ilustrações interna e externa como é constituído um peixe. 


PARTE EXTERNA



Foto das areas externas dos peixes
















1 -  Barbatana dorsal espinhosa: Proporciona a estabilidade dos peixes.
2 -  Barbatana dorsal mole
3 -  Barbatana caudal: proporciona aos peixes propulsão, equilíbrio e velocidade ao nadarem.
4 -  Barbatanas peitorais: Elas possibilitam os peixes ao se locomover um melhor equilíbrio, freio e recuo e da a meia volta quando necessário.
5 -  Barbatanas pélvica: Essas barbatanas é que dão aos peixes direção e freio.
6 -  Barbatana anal: Possibilitam os peixes a manter sua estabilidade.
7 -  Pendúculo
8 -  Escamas
9 -  Linha Lateral
10 - Ânus
11 - Opérculo
12 - Olhos
13 - Narinas
14 - Boca




PARTE INTERNA


Foto das areas e membros internos dos peixes


1 -  Bexiga nadatória: É uma espécie de bolsa nadatória, que se enche e esvazia mantendo assim a flutuação dos peixes na profundidade desejada, sem exigir deles muito esforço.
2 -  Estômago: A digestão é feita quase toda nele, como o bacalhau comem conchas inteiras com casca e tudo, o estômago ajuda a facilmente digeri-las. 
3 -  Coração: Com apenas duas camadas em vez de quatro como é as dos mamíferos, ele ativa a circulação sozinho do sangue sem o auxílio do pulmão.
4 - Ovário: A fêmea desova milhares e at´mesmo milhões de ovos, que são fecundandos pelo macho, pena que apenas só alguns deles conseguem sobreviver.
5 -  Músculos: Dispostos em segmentos, eles impulsionam os peixes para frente com movimentos ondulares.
6 - Linha Lateral: Por meio dessa fileira de escamas, o peixe consegue perceber qualquer alteração no fluxo da água, conseguindo com isso perceber os obstáculos e desafios pelo caminho e ajuda também a detectar e se desviar de animais e predadores durante os trajetos constantes. 
7 -   Boca: Dependendo da espécie, ela ajuda tanto a engolir como a morder e mastigar alimentos.
8 -   Fígado
9 -   Brânquia (guelra)
10 - Intestino, pendúculo, espinha dorsal completam sua composição. Essas são as partes interna e externa dessas maravilhosas máquinas de nadar, responsáveis por grandes brigas na pesca de praia esportiva.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário