sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Pesca na Praia: Inverno ou Frio

É possível pescar na praia no inverno ou em dias frios? Acredito que a maioria dos pescadores de praia já se perguntaram isso alguma vez e muitos até hoje nunca tentaram efetuar uma pesca de praia no frio. Bom com o calor indo embora e o frio e inverno chegando está é uma boa questão para se pensar.
Já imaginaram o quão terrível seria se só fosse possível praticar pesca de praia no verão e em dias quentes? Isto significaria que ficaríamos vários meses sem poder colocar os pés na areia e linha na água. Felizmente ,respondendo a pergunta inicial deste artigo, sim é possível pescar na praia no inverno ou em dias frios. Como diriam alguns pescadores”tempo ruim é não poder pescar”.
Muitos pescadores de praia, principalmente os iniciantes e os “preguiçosos” evitam de pescar na praia no inverno ou em dias frios e cinzentos. Porém é perfeitamente possível pescar em dias assim desde que sejam observados alguns cuidados e também que  estejamos cientes de que a produtividade da pesca não é a mesma que ocorre em dias quentes.


Dicas para Pescar na Praia no Inverno

A primeira coisa que é preciso saber ao se pensar em pescar na praia no inverno ou em dias frios é se agasalhar bem, afinal ninguém quer passar frio durante a pescaria ou pegar uma resfriado, sendo assim vá pescar usando casaco de preferência com toca, calça  de moletom e tênis ou outro calçado, também é recomendável sempre levar capa de chuva no caso de chuva ou aquelas garoa chatinha que dura o dia inteiro..
O Segundo ponto importante é saber analisar o tempo e o mar, não é porque é possível pescar na praia em dias frios que significa que será possível pescar em todos os dias. Em dias com muito vento, principalmente se for Vento Sul o melhor é ficar em casa porque provavelmente você só vai perder tempo e passar frio o dia inteiro sem pegar um peixe sequer se tentar ir pescar. O vento sul é o vento do frio e mau tempo, se você estiver na praia fica fácil de identificar o Vento Sul, se o mar estiver correndo muito para a esquerda, batendo muito e com ondas sujas, pode ter certeza que está tendo Vento Sul e o melhor a fazer é voltar para casa. Se você tentar pescar em dias assim, além de não pegar nada vai acabar se aborrecendo porque muito lixo, algas, mato, etc vão grudar na sua linha o tempo inteiro impossibilitando a pesca.


Pescar na Praia no Inverno


O terceiro ponto é saber que a produtividade não é grande, você pode pegar peixes no inverno sim porém a produtividade será menor, além disso alguns peixes muito procurados pelos pescadores de praia como o robalo não irão aparecer a não ser em casos extremamente raros.


Pescar na Praia no Inverno – Que Peixes Esperar


Os peixes mais comuns que você irá encontrar e fisgar no inverno e em dias frios são as betaras, também conhecidas como papa-terra, bagres e corvinas. Em algumas praias também podem aparecer anchovas e miraguaias,principalmente nas praias do sul. A ocorrência maior é de exemplares pequenos, mas também é possível pescar grandes exemplares de corvinas e miraguaias dependendo da região da pesca.


Iscas para Pescar na Praia no Inverno

Como peixes mais predadores como o Robalo quase não aparecem em dias frios e no inverno em geral, iscas vivas praticamente estão descartadas. O melhor a fazer mesmo é utilizar camarão e corrupto para todos peixes de maneira geral, sardinha para corvinas e tatuíra e pequenos caranguejos e pedaços de siri para miraguaias.


Conclusão sobre Pesca de Praia no Inverno e em dias Frios

Pescadores do norte e nordeste do Brasil não precisarão das dicas acima pois tem o grande privilégio de morar em regiões que praticamente não fazem frio e que por isso sempre são boas para pesca de praia em todas as épocas do ano. Porém se você como eu mora no sul, sudeste ou qualquer outra região em que o frio bate forte as dicas acima são uma boa pedida e se você nunca pescou na praia no frio ou no inverno por achar que não é possível, agora você não precisa passar o inverno inteiro sem por os pés na areia, siga as dicas acima e não deixe o frio impedir sua pescaria.


Fonte: Pesca na Praia 

Um comentário:

  1. Muito legal, ótimas dicas.
    O que acha dessa capa de chuva? http://www.tucunarepesca.com.br/capa-de-chuva-sumax-evergreen
    Conhecem essa loja?

    ResponderExcluir