segunda-feira, 3 de junho de 2013

Como Limpar Molinete e Carretilha Corretamente




Aprenda o quanto é importante a limpeza de seu molinete ou carretilha, e consequentemente a linha também. Durante as pescarias, o constante vai e vem da linha em contato com a água salgada e a água doce, faz com quê a linha além de recolher e acumular sal e outras sujeiras e materiais encontrados nas águas desconhecidos e inperceptíveis à olho nu, ocasiona com o tempo uma certa deteriorização tanto da linha como do próprio molinete ou carretilha. Por isso se você pretende prolongar o tempo de vida útil desses materiais, o recomendável é fazer periodicamente uma limpeza, sempre após cada pescaria. E certo que muitas vezes a falta de tempo, relaxamento e preguiça não nos deixa seguir essa regra, mas essa limpeza é preciso e necessária. Agora para aqueles que têem dinheiro de sobra para repor com frequência esses materias, é só jogá-los em qualquer lugar e pronto, na próxima pescaria é só pôr nas tralhas e ir pescar denovo.

Agora não sabem eles que ao chegar na praia ou rio, todos correm o risco da linha estourar, do molinete ou a carretilha travar devido ao ferrugem acumulado das pescarias anteriores. Por isso o recomendável é que ao chegar de cada pescaria, mesmo cansado, aproveitem o corpo quente e lavem rapidamente com bastante água corrente limpa os molinetes ou carretilhas. Mais prá isso, você deve primeiro que tudo fechem o freio da bobina para evitar a penetração da água na parte interna do molinete. Depois, sacuda-o bastante para retirar o ecesso de água e deixe-o num local seco e arejado ou ao sol para escorrer. Mais tarde, após tomar banho, almoçar, dormir... use um pano seco para completar a limpeza. 



COMO LIMPAR A LINHA E PROLONGAR O SEU USO?

A limpeza da linha pode ser feita sempre que você tiver um tempo livre.  Prá isso existem várias formas.
 1 - Usando uma lata de cerveja, passe a linha e com um pano úmido siga limpando metro a metro sua linha, até que toda ela esteja livre do sal e outras impurezas. No final você verá em que estado vai estar o pano.
 2 - Você também pode utilizar um outro molinete vazio, ou até mesmo colocá-la em um balde com água e depois recolhê-la fazendo a limpeza com o pano úmido. 
► 3 - Por fim, lave e enxugue o carretel(bobina), a fim de retirar todo o sal e a marisia que a linha acumulou, livrando-o da corrosão e prolongando o uso do mesmo. É recomendável fazer este tipo de limpeza sempre após cada pescaria.

Obs.: Usando esses métodos de limpeza, você prolongará a vida útil de seu material de pesca. O mesmo se aplica todos os outros materias utilizados na pesca, tanto de praia quanto de rio.
IMPORTANTE: A limpeza e manutenção dos materiais de pesca é a melhor forma de prolongar o tempo de uso e evitar frustrações e perdas  durante uma pescaria, seja ela qual for.


Fonte: Pesca de Praia

Nenhum comentário:

Postar um comentário